terça-feira, 19 de julho de 2011

Degas


Clássico, ainda que prenunciando o modernismo, os seus quadros não dispensam o desenho cerrado, anterior à estética sóbria das cores que, depois, irão dissimular os traços e arquitectura de movimento das suas obras. Edgar Degas, nascido a 19 de Julho de 1834, no seio de uma família da alta burguesia de Paris (o pai era banqueiro), fez estudos canónicos de aprendizagem de Pintura, passando pela École de Beaux-Arts. Pouco atraído pela paisagem ("L'air que l'on respire dans un tableau, ce n'est pas la même chose que l'air qu'on respire dehors"), pintou sobretudo interiores e figuras humanas. O teatro, a dança, os bares parisienses são os seus cenários favoritos. Degas faleceu em Paris, cidade onde tinha nascido, em 1917.
O retrato de Carlo Pellegrini, que está na Tate, é um dos meus preferidos do Pintor francês. 

3 comentários:

  1. Gosto muito de Degas. Foi um dos meus primeiros pintores. Quando era miúda adorava as suas bailarinas e cenas de dança.

    ResponderEliminar
  2. Mais um pintor que admiro. Começo a notar que muitos dos meus pintores preferidos eram do signo de Caranguejo - curioso...

    ResponderEliminar
  3. Também para mim, MR, é um afecto artístico que já me vem de longe. E que se mantem inteiro, ainda hoje.

    Há sempre (ou quase sempre) um registo de sensibilidade próximo, Margarida, nos signos do mesmo elemento: Caranguejo, Escorpião, Peixes (todos do elemento Água).

    ResponderEliminar